Casa de Macau em São Paulo

 

Blog do Rogério P D Luz

Blog do Prof.Rolando da Luz

26 mai 2015 - Um passeio pelo Brasil europeu em Gramado e Serras Gaúchas

- Quer sentir a Europa sem sair do Brasil? Então vá para Gramado, Canela e algumas cidades das Serras Gaúchas. É por isso que há tempos planejava viajar por conta própria para este lado do Sul do Brasil, propriamente dito, o Rio Grande do Sul que faz ..

LEIA MAIS


22 fev 2015 - Ano Novo Chinês - Ano da Cabra

Dois cabritos assados com especiarias para simbolizar o Ano da Cabra foram o atrativo da festa do Ano Novo Chinês de 2015, realizada na Casa de Macau de São Paulo no último domingo, dia 22 de fevereiro.

Para complementar este prato ocidental, os cerca de 140 associados e seus amigos, puderam também saborear o já tradicional ‘Buddha’s Delight’ ou ‘ló hón chái‘, lombo assado à moda chinesa (chár siu), porco agridoce (ku lôu iôc), macarrão à moda chinesa com frutos do mar (hói sin min), risoto chinês (cháu fán), além de verduras e legumes.... .

 LEIA MAIS































30 set 2012 - Comemoração de “Bate Pau” Genuína Versão Macaense do Festival Chinês de Bolo Lunar

 A Casa de Macau em São Paulo, na sua atual gestão do original fundador, Gilberto Silva, acompanhado de associados mediante cardápio do Armando Ritchie e da cozinha de Fina, comemorou ontem, pelo calendário gregoriano, 30 de setembro de 2012, na sede a genuina festa macaense de “bate pau”, isto é, uma versão típica macaense do que no ocidente se conhece pelo nome de festival chinês de bolo lunar ou, em cantonês romanizado, “chong chau chit”, ou em chinês oficial, “zhongqiu jié”...

LEIA MAIS


26 set 2012 - Um passeio dos associados da CMSP

Nossa vida é sempre atribulada.  Aqui, quero dizer trabalhosa; não tormentosa. Mesmo os mais veteranos da vida, principalmente aqueles não tão afortunados em economia ainda penam por uns trocados para a aposentadoria, ou reforma como se dizia em Macau.  É preciso brecar – ou travar em Macau e Portugal -- um pouco o tempo.  No Brasil, se diz “dá um tempo” (à nossa vida).  

 LEIA MAIS


11 jul 2012 - Uma Homenagem Justa e Devida aos da  Terceira Idade

Não tem importância o nome – terceira idade, idosos, jovens de espíritos ou “young-at-heart”, homens maduros – que se dá aos que ultrapassaram a barreira temporal dos 65 (sessenta e cinco) anos e que lá chegaram. O que importa, sim, é que se veem neles um total, ou parcial se alguém preferir, exemplo de força da vida, ou mais religiosamente, uma partícula de Deus.  

LEIA MAIS


25 JUN 2012 - Datas comemorativas dos Macaenses

Uma das manifestações que um povo, uma etnia ou, em menor escala, uma comunidade, pode revelar suas características é a sua cultura. E a cultura no mais simples do seu significado é dizer: “quem é” e “como é”.Os macaenses-associados reunidos na sua sede, a Casa de Macau em São Paulo, com a representação de associados da Casa de Macau no Rio de Janeiro, deram uma demonstração dessa sua identidade, em festa conjunta comemorativa de duas datas: Dia de Macau (24de junho) e 23º Aniversário da Associação da Casa de Macau em São Paulo (mês de julho).  

 LEIA MAIS


21 mai 2012 Macaenses na Casa de Macau em São Paulo

A Casa de Macau de São Paulo, de acordo com o principal idealizador, Gilberto Quevedo da Silva, de cuja ideia eu e alguns outros possam testemunhar, hoje de volta à testa na Direção, foi criado para reunir todos os macaenses, que estabeleceram no Brasil, em princípio, mas que, por circunstâncias da vastidão geográfica da terra, reduziram-se só os que estão na cidade de São Paulo.  

LEIA MAIS


24 abr 2012 - Sobre certa Tradição dos Macaenses

O macaense é corajoso. De fibra, ou como muitos por aqui em São Paulo se diz raçudo, num dos sentidos que o dicionário Aurélio define como “qualidade que se supõe própria de uma origem ilustre, como, p. ex., a distinção, a elegância, a coragem, o vigor”. E acrescento, que é também hábil como no enfrentamento de uma vida incógnita por vir que se lhe reservara nessas terras, cônscio de suas limitações pessoais, quer de...

 LEIA MAIS